domingo, 30 de maio de 2010

Se amar...

Quem nunca escutou a frase "Se amar é viver, vivo porque te amo"? Tentei encontrar a autoria no gogou (google), mas a tentativa foi frustrada, tirando alguns plagiadores, nada de concreto em relação ao autor.

Bem... Mas essa frase, especificamente hoje, me chamou a atenção. O que o autor queria expressar ao escreve-la? Parece ser um ato de altruísmo, de simbiose, ou até mesmo de parasitose. Altruísmo por parecer que a razão de viver está baseada na satisfação do sentimento alheio e não no próprio. Simbiose, por mostrar o amor doado gerando vida, a reciprocidade que surge no amor e reflete na capacidade do ser humano de continuar respirando. Parasitose, pela necessidade inerente do próximo para que a vida tenha um sentido maior, uma verdadeira razão, pois sem ele seria impossível existir.

Em todos os sentidos a perspectiva do eu é baseada no próximo, ou até mesmo dependente da criatura amada. Então, será que essa frase não teria mais sentido se fosse escrita da seguinte forma: "Se amar é morrer, morro porque te amo"?

Então formaríamos mais um poema baseado nessa tão conhecida frase.

Se amar é viver, vivo porque te amo.
Se amar é morrer, morro porque te amo.
Se amar é esperar, espero porque te amo.
Se amar é tudo suportar, suporto porque te amo.
Se amar é crer, creio porque te amo.
Se amar é não arder em ciúmes, não arderei porque te amo.
Se amar é não se ensoberbecer, não me ensoberbeço porque te amo.
Se amar é ser paciente, assim eu sou porque te amo.
Se amar é ser bom, assim serei porque te amo.
Se amar é sofrer, sofro porque te amo...
Se amar é eternizar os meus sentimentos, assim será. No infinito se mostrará ainda amor. Sabe porque? Porque TE AMO.

Acredito que assim esse poema seria mais completo, por mostrar diversos ângulos, formas de amar. Estas se completam, não podem ser usadas isoladamente, mas sempre visando o equilíbrio entre sentimento e razão, vida e morte.

Aproveitando o dia dos namorados que se aproxima... Ame, viva, morra, sofra, creia... Faça a felicidade mutua, pois como diria Jobin "é impossível ser feliz sozinho".